Ter plantas dentro de casa - e apartamento - é uma ótima alternativa para se manter em contato com a natureza, quebrar a "frieza" e, assim, trazer mais vida para os ambientes. Nesta postagem, selecionei algumas das minhas plantas preferidas para ambientes
Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia) é uma ótima opção para quem possui pouco tempo ou pouca experiência para cuidar de plantas, uma vez que exige pouco cuidado. Sua rega deve ser feita de 1 à 2x na semana. Esta planta sobrevive à eventual ausência de água, mas não ao excesso da mesma. Não exige podas, podendo retirar apenas as folhas secas. Fica muito bem tanto em vasos maiores diretamente no chão quanto em vasos sobre uma superfície. Local ideal: com baixa luminosidade e/ou sombra. Não tolera exposição direta ao sol.
A folhagem da planta Pacová (Philodendron Martianum) se destaca pelo seu aspecto brilhante e caráter extremamente ornamental e decorativo. É uma excelente opção para vasos maiores posicionados diretamente no chão e exige pouca rega - geralmente 1x na semana. Local ideal: com baixa luminosidade e/ou sombra.
A planta Pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata) é bastante comum em jardins e áreas externas, mas devido ao seu lento crescimento, também é utilizada como planta envasada (dentro de vaso) para interiores. Além disso, praticamente não exige manutenção, tendo regas espaçadas e não suporta apenas o encharcamento. É uma excelente opção para vasos grandes posicionados diretamente sobre o chão. Local ideal: com incidência solar e/ou meia sombra.
A planta Peperômia (Peperomia caperata) possui folhagem arredondada parecendo com o formato de coração. É uma linda opção para vasos amplos e rasos, decorando balcões, mesas e até mesmo estantes - de forma pendente. Local ideal: com baixa luminosidade e/ou sombra. A Jibóia (Epipremnum pinnatum) também é uma ótima opção para vasos posicionados sobre estantes com o efeito pendente ou sobre mesas em vasos com suporte, já que é uma trepadeira. Local ideal: luz difusa, meia sombra ou sol pleno.
Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) é uma planta com grande apelo estético e decorativo, mas que requer rega mais frequente. É uma excelente opção para vasos posicionados sobre superfícies como mesas laterais, mesas de centro ou bancadas. Local ideal: meia sombra e/ou sombra.
A Licuala (Licuala grandis) é uma planta que possui folhagem singular. Elas são grandes, plissadas, arredondadas ou levemente triangulares com cor verde brilhante. É uma excelente opção para vasos grandes posicionados diretamente sobre o chão. Local ideal: com incidência solar e/ou meia sombra.
A palmeira Ráfia (Rhapis excelsa) é largamente utilizada na decoração de interiores por conta de suas folhas plissadas, brilhantes e no tom verde mais escuro. Esta planta pode suportar longos períodos sem regas dentro de casa - com intervalos de cerca de 15 dias. É uma excelente opção para vasos grandes posicionados diretamente sobre o chão. Local ideal: meia sombra e/ou sombra.
Não há nada que se compare às plantas verdadeiras e naturais, mas por conta dos cuidados que essas necessitam - umas mais, outras menos - muitas pessoas acabam desistindo de tê-las. Uma alternativa para esse caso, são as plantas permanentes (artificiais) que estão cada vez mais bonitas, realistas e semelhantes às naturais. Estas geralmente são feitas de silicone. Eu costumo utilizar os dois tipos pelos meus projetos, assim, garantimos a presença do verde e da natureza dentro dos nossos lares.
Obrigada pela atenção e até o próximo post!
Ver mais posts